quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ogum, Orixá Guerreiro de energia Vibrante, Quente e Pulsante.

Depois de reconhecer que respiramos o mesmo ar que Mandela, depois de entender que grandes Homens surgem com grandes desafios, depois de entender que só com luta se chega a vitória e depois de entender que sem Agir, nada, absolutamente Nada muda em nossa vida, nada melhor que clamar por Ogum para que Ele, Grandioso como é, nos inspire com suas Ações sempre firmes, decididas e convictas.
Acredito que muitos já tiveram a oportunidade de incorporar esse Orixá, acredito também que quem já teve essa oportunidade sabe o que é sentir firmeza, decisão, vontade, coragem e muita, muita Fé naquilo que pulsa dentro do peito, muita Fé naquilo que sente e entende, ou seja, sabe o que é convicção e crença.
Como se inspirar em Mandela, em nossa Umbanda ou em nossa vida religiosa sem ter Ogum vibrando dentro de nós? Sem ter Ogum percorrendo nosso corpo, nossas veias e fazendo pulsar nosso coração? Como não entrar na energia vibrante, na energia vermelha e branca, aquela da Paz e da Guerra? Ufa… Como negar esse Ar se Ele é quem me faz respirar? Como Ser menos Ogum num mundo de decisões e determinações, num mundo em que a Lei e Justiça se fazem tão necessárias???
Para Ogum, a Retidão, a Verdade e a Justiça são importantes, mas sua principal ação não é determinar o que é certo ou errado, e sim FAZER “apenas” PREVALECER aquilo que julga certo, consequentemente Ogum faz justiça com as próprias mãos, empreendendo, decidindo e jamais deixando para outros o que julga ser problema e domínio seu.
Saibam que em todos os cantos da África negra Ogum é conhecido e respeitado, pois soube conquistar cada espaço daquele continente com a sua bravura, com sua disciplina e com sua determinação.
ORIXÁ DO FERRO E DA GUERRA, suas lendas falam de um guerreiro que sempre está envolvido em batalhas para aumentar seus domínios, justiceiro impetuoso, eleva acima de tudo o conceito de honra.
Aliás, foi Ogum que ensinou o homem como forjar o ferro e o aço, representando o avanço, a tecnologia e as transformações que o trabalho propicia. Simboliza então, o desenvolvimento da tecnologia, o segredo da transformação, a passagem da “idade da pedra” para “idade do ferro”. Ogum nos torna Adultos.
Importante também esclarecer e salientar que tem grande entrosamento com Exu por ser considerado seu irmão. Exu é dono das encruzilhadas, assumindo a responsabilidade do tráfego, de determinar o que pode  e o que não pode passar, e Ogum é o dono dos caminhos em si, das ligações que se estabelecem entre os diferentes locais, portanto, é “Ele” que sustenta qualquer trabalho, é “Ele” que faz com que avancemos, é “Ele” que sustenta todo o povo da Esquerda.
Diante disso, cultuar Ogum é vital para quem quer conseguir vencer as suas batalhas com força, coragem e determinação, para quem quer conseguir vencer suas próprias demandas e para quem tem Fé e sabe da importância de sua Crença.
Afinal, Ogum é aquele que sempre está de “ronda” para proteger os injustiçados, é a Lei e a Ordem.
É o Ar e o Fogo Ativando e Transformando Tudo e Todos
É energia Vibrante, Quente e Pulsante.
É ação Ordenadora e Realizadora.
É Força, Coragem e Impulso Realizador.
É Reto, Correto e Capacitador.
Enfim, NÃO EXISTE LUGAR NESTE MUNDO QUE SE VÁ SEM A AJUDA DE OGUM.

ORAÇÃO A OGUM

Ogum, meu Pai, Vencedor de demanda, Poderoso Guardião das Leis,
Chamá-lo de Pai é honra, esperança, é vida.
Vós sois meu aliado no combate às minhas inferioridades.
Senhor, Vós sois o domador dos sentimentos espúrios, depurai com Vossa espada e lança minha consciente e inconsciente baixeza de caráter.
Ogum, irmão, amigo e companheiro, continuai em Vossa ronda e na perseguição aos defeitos que nos encontram a cada instante.
Ogum, glorioso Orixá, reinai com Vossa falange de milhões de guerreiros vermelhos e mostrai por piedade o bom caminho para o nosso coração, consciência e espírito.
Despedaçai, Ogum, os monstros que habitam nosso ser, expulsai-os da cidadela interior.
Ogum, Senhor da noite e do dia, Pai de todas as horas, boas e más, livrai-nos da tentação e apontai o caminho do nosso Eu.
Vencedor contigo, descansaremos na paz e na Glória de OLORUN.
Ogunhê, Meu Pai!
Escrito por Mãe Mônica Caraccio \\ tags: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário