terça-feira, 27 de setembro de 2011

Exú não é fofoqueiro!


É comum nos depararmos com a seguinte afirmação de alguns umbandistas:

“Tudo eu sei. Não adianta me trair, falar mentiras, que eu tenho um exú que faz com que a verdade de alguma forma chegue até mim. Cedo ou tarde eu fico sabendo de tudo”.

Geralmente, quando ocorre tal afirmação, a intenção de quem pronuncia este tipo de frase é de intimidar os ouvintes e forçar a fidelidade através do medo. Muitas vezes, já ouvimos isto da boca de dirigentes de terreiros.

O desejo das pessoas que falam este tipo de absurdo é tornar quem escuta, reféns de uma capacidade que elas na verdade não possuem.
Escolhem o Exú como a entidade que realiza este papel por alguns motivos:

Hoje é Dia de São Cosme e São Damião - Dia 27 de Setembro

Os gêmeos que curavam com as mãos são considerados os primeiros Santos Médicos do cristianismo

Nascimento: No século 3, na região da Arábia

Morte: Em 270, na Cilícia, na Síria

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Anjos da Umbanda


Tem crianças sim, tem crianças olhando tudo
Mas dois anjos estão olhando pro céu, quem serão?

Estão procurando duas nuvenzinhas pra descansar.
Pra lá de cima todo dia nos abençoar

Anjo Cosme e Anjo Damião eram médicos e hoje cuida de todos nós
É festa é dia de criança na Umbanda, e o que posso fazer?

Vou levar docinho, vou encher um balão, vou pedir proteção
Mas que tolice as crianças são anjos e não comem nada
Não estava entendendo nada mas as crianças me ensinaram

O doce era pra adoçar a boca dos médiuns, pra serem pessoas boas
Assim a festa vai começar com muita doçura e amor
Que pedido vou fazer, estou cheio de problemas
Mas as crianças de novo me ensinaram, venha ser feliz
Não precisa de mais nada, nosso mundo é assim

Hoje o céu esta cheio de nuvens brancas e fofinhas
Cada uma com uma criança bendita por Oxalá
Lá de cima seus olhinhos estão sorrindo
Aqui em baixo chamamos elas pra brincar

Cosme e Damião traz as crianças pra nós
Trás Pedrinho e Luizinho, mas não esqueça da Aninha e Mariazinha

Deixa todos eles comerem do nosso bolo, dos docinhos e trazer a alegria
Convide Ogum pra tomar conta de todas elas e depois peça a Iemanjá pra
pegar as mãos delas quando forem embora.

Fonte:Emidio de Ogum - http://espadadeogum.blogspot.com

Lágrimas



“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, porque o reino dos céus é para eles.”

Lágrimas são emoções materializadas que romperam as barreiras do corpo físico. Em realidade, representam os excessos de energia que necessitamos extravasar.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pense nisso! Mas não demore!

> Aqueles que dizem que as crenças espíritas ameaçam invadir o mundo proclamam-lhe, com isso, a força, porque uma idéia sem fundamento e despida de lógica não poderia se tornar universal.

> O Espiritismo não tem mistérios nem teorias secretas; tudo nele é revelado com clareza, para que cada um possa julgá-lo com conhecimento de causa; mas, cada coisa deve vir a seu tempo para vir com segurança. 

> Uma solução dada superficialmente, antes da elucidação completa da interrogação, seria uma causa de retardamento, ao invés de realizar o progresso.
> Divino Senhor! Não deixes que eu ocupe o tempo precioso vendo os defeitos alheios. Não permita que minha boca sirva de escândalos pata alimentar a vingança, o orgulho e a vaidade. Livra-me do ambiente de discórdia e de malediscência!
> Nenhuma obra humana pode ser grande e duradoura se não se inspirar, na teoria e na prática, em seus princípios e em suas explicações, nas leis eternas do Universo. Tudo o que é concebido e edificado fora das leis superiores se funda na areia e desmorona. Leon Denis.
> Vivemos num tempo de agitação. Tempo de conflitos, de aflições, "de guerras e de rumores de guerras". E eis que todo mundo deseja encontrar a paz, a tão sonhada paz.

A Ação da Amizade




Vez que outra, é bom nos determos, por alguns minutos, para refletir um pouco sobre a ação da amizade em nossas vidas.

A amizade é o sentimento que une as almas umas às outras, gerando alegria e bem-estar.

Vibração Ogum




Ogum é um dos orixás mais cultuados dentro do panteão Umbandista, o soldado de Aruanda, Ogum é o general de guerra, o vencedor de demandas. O patrono do ferro, dos metais em geral. Sua cor geralmente é o vermelho e branco, mas varia muito dependendo do culto e da casa.
Suas festividades ocorrem no dia 23 de abril, seu sincretismo quase que absolutamente é São Jorge, mas também pode variar dependendo da casa e da liturgia praticada.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O que são as encruzilhadas?


O que são as Encruzilhadas? Resposta: Muito se fala em encruzilhadas, mas pouco se entende. E isto nos faz lembrar o advento da Umbanda anunciada pelo Caboclo das 7 Encruzilhadas.Esse conhecimento se deturpou com os interesses escusos, onde o que é oculto tende a se desfigurar quando os propósitos não são para o bem do Universo.Podemos encontrar as Encruzilhadas nos opostos ilusórios necessários para a evolução dos filhos da

O Dinheiro, o Poder e a Ganância



Essa "nuvem negra" ou conturbação que paira sobre o nosso planeta é decorrente da ganância do dinheiro e do desejo de poder, a qualquer custo.

Pessoas sem escrúpulos praticam e aceitam ações escusas sem o mínimo pudor, desde que se dêem bem, que tirem proveito próprio, não importando a quem prejudiquem, nem se preocupando com as trágicas conseqüências no futuro.

Como Usar o Poder da Oração



É nos permitido conhecer um conjunto de Leis Divinas e uma é que devemos pedir a Deus sempre pelo que desejamos - este é o poder da Oração.
Como se deve orar?
Muitas pessoas seguem formulas pré-definidas sem questionarem o que dizem e recitam ladainhas sem entenderem o que estão a proferir; isto não é orar, é perder o tempo!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Acordem Para a Vida!



Na dificuldade de encarar a vida, é sempre fácil responsabilizar os outros;


Na dificuldade de se relacionar com os outros, é sempre fácil olhar os defeitos;


Na dificuldade de amar o próximo, é sempre fácil escolher a indiferença;

Espiritualismo - William Shakespeare - Um dia você aprende


Um Dia Você Aprende...



Um Dia Você Aprende...

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.


E você aprende que amar não significa apoiar-se , e que companhia nem sempre significa segurança.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O que é carma?


[sozinha01-full.jpg]



Há quatro grandes grupos de carma que operam em nossas vidas. O primeiro é chamado de carma reprodutivo. É a força daquelas ações que exercemos que tem o poder para determinar o renascimento. O tipo de ações que tem o poder de determinar se vamos nascer no mundo humano ou em mundos inferiores, nos planos celestes ou brâmicos da existência.

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz a perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva a vida, e poucos há que a encontrem." Jesus Cristo (Mateus – 7,13)

Qual a diferença entre Umbanda e candomblé?


Este texto foi escrito em conformidade aos ensinamentos e conceitos nestes anos de existência da Umbanda, o culto afro foi-se moldando a princípio da era da escravidão e o sincretismo adotado pelos negros escravos, após este período foi-se moldando cada vez mais a Umbanda com tendências diferentes das religiões naturais afros, como o Candomblé, no inicio foi aos poucos mudando a trajetória africana, colocando a Umbanda como uma religião puramente brasileira, como sabemos Orixás são energias e com certeza podem estar em qualquer imagens ou modo de trabalho adotado pelo médium, não diminuindo de forma alguma qualquer força existente, os dirigentes da Umbanda não podem esquecer as origens africanas nos assentamentos, nos Orixás, e no mais importante na aceitação das outras religiões afros, dizer que não cultua o culto de nação seria dizer o inverso da criação, pois aqueles que o dizem olhe a volta de sua casa santa, ali não precisa palavras.   

sábado, 17 de setembro de 2011

Exú não é do mal!

Lamentável. Profundamente lamentável.

Esta é uma das expressões que mais passam pela mente dos verdadeiros e estudiosos umbandistas que, ao percorrerem alguns terreiros, verificam quão distorcido é o conceito sobre a figura dos Exus, espíritos mal compreendidos, mas que, apesar disto, continuam a contribuir eficazmente para os trabalhos de Umbanda.

Cada um de nós terá seu próprio Umbral

Trata-se de um estado de perturbação natural, que dependendo do grau de evolução do Espírito, poderá perturbar por horas, dias, meses ou anos.

Onde fica o espirito que está no UMBRAL?

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Seleção de pontos de Umbanda


Desdobramento Espiritual




Durante o sono o Espírito desprende-se do corpo; devido aos laços fluídicos estarem mais tênues. A noite é um longo período em que está livre para agir noutro plano de existência. Porém, variam os graus de desprendimento e lucidez. Nem todos se afastam do seu corpo, mas permanecem no ambiente doméstico; temem fazê-lo, sentir-se-iam constrangidos num meio estranho (aparentemente).

Saravá, Motumbá, Kolofé, Mukuiu, Mojubá – O que significam?



Saravá, Motumbá, Kolofé e Mukuiu são saudações.

Mukuiu é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu e para as Umbandas derivadas) a resposta é Mukuiu N´Zamby (que Deus te abençoe). Para os Jejê e també, Ketu (e Umbandas derivadas), o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum.

Iansã


 


Iansã é um Orixá feminino muito famoso no Brasil, sendo figura das mais populares entre os mitos da Umbanda e do Candomblé em nossa terra e também na África, onde é predominantemente cultuada sob o nome de Oiá.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mediunidade e Como Saber se Sou Médium



Médium é uma palavra neutra e serve para os dois gêneros. É de origem latina e significa medianeiro, o que está no meio. O médium serve de intermediário entre o mundo físico e o espiritual.

Marinheiros na Umbanda

Ser marinheiro de Umbanda significa ser eterno amante do mar e de seus mistérios, significa auxiliar pessoas e espíritos necessitados com os recursos do mar, dos mistérios das águas. Os marinheiros são milhares de espíritos que em suas últimas encarnações viveram do mar, pelo mar e para o mar, dentro de embarcações. Alguns navegaram, outros submergiram nas águas profundas, outros foram arrastados pelas ondas para dentro dele e outros foram levados para outros lugares pelas correntes marítimas. Esses espíritos, quando encarnados, foram capitães do mar, comandantes de navios, soldados da marinha, bucaneiros, piratas, pescadores, navegantes e todos os eternos amantes do mar e dos seus mistérios.

Início da Mediunidade – Por que ficamos ansiosos?



A maioria dos médiuns tem sua iniciação mediúnica – momento em que suas faculdades mediúnicas já despertadas passam a ser utilizadas de modo sistemático e mais intenso, dentro dos rituais e trabalhos existentes numa casa umbandista – marcada pela difícil fase da ansiedade e da adaptabilidade que esse começo representa. Ansiedade no médium iniciante pode trazer algumas situações desconcertantes como :

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Filho de Xangô


Xangô da Justiça - Pontos Cantados


As falanges de Trabalho na Umbanda


Autor Desconhecido

Na Umbanda nós não incorporamos Orixás e sim os falangeiros dos Orixás que são entidades evoluídas espiritualmente que vêem trabalhar nas giras de Umbanda.
Falanges: são agrupamentos de espíritos afins que possuem a mesma vibração.
São elas: pretos velhos, caboclos, exus, crianças, boiadeiros, ciganos, orientais e mestres que trabalham na cura.

Pomba Gira Dama da Noite a História




Pomba Gira Dama da noite, seu nome, Carmem, uma mulher sofrida, que teve em sua vida somente amarguras, seu triste fim, deu-se de forma rude e cruel, seu coração não estava nos lugares que a colocaram somente era conduzida, pois seu destino era traçado assim com muita dor, talvez seu maior erro foi nascer bela e adorável ao olhos dos homens.

Carmem vagava pelas ruas sem saber para onde ir. Perdera os pais, quando tinha cinco anos, e fora morar com seus tios. Tratada como escrava por anos, nunca soube o sentido da palavra felicidade. Analfabeta, somente conhecia os segredos da cozinha e da limpeza que era obrigada a fazer diariamente. O assédio de seu primo tornara-se insuportável conforme crescia em formas e beleza. Tanto o rapaz insistiu que acabou levando-a para a cama, onde

Ogum Xoroque, Ogum Matinata, Ogum de Lei, Ogum Beira Mar, Ogum Rompe Mato, Ogum Megê, Ogum Naruê, Ogum Iara


Ogum Divindade masculina ioruba, figura que se repete em todas as formas mais conhecidas da mitologia universal.Ogum é o arquétipo do guerreiro. Bastante cultuado no Brasil, especialmente por ser associado à luta, à conquista, é a figura do astral que, depois de Exu, está mais próxima dos seres humanos. É sincretizado com São Jorge ou com Santo Antônio, tradicionais guerreiros dos mitos católicos, também lutadores, destemidos e cheios de iniciativa.

O significado da palavra SARAVA

Para esclarecer coloco o significado da palavra Sarava.
É nada mais, nada menos que uma saudação com o mesmo significado de Namastê e Aloha. Também funciona como o amém dos católicos e Paz, irmão, das seitas ditas evangélicas.

Características dos Filhos de Ogum

Os Filhos de Ogum
Não é difícil reconhecer um filho de Ogum. Tem um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto. São conquistadores, incapazes de fixar-se num mesmo lugar, gostando de temas e assuntos novos, conseqüentemente apaixonados por viagens, mudanças de endereço e de cidade. Um trabalho que exija rotina, tornará um filho de Ogum um desajustado e amargo. São apreciadores das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta; a coragem é muito grande.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Umbanda é Amor e Caridade!!!!!


É a religião que esta à frente dos tempos!

Trabalhos espirituais financeiramente cobrados - Não é umbanda!
Matança de animais, sacrifício e uso de sangue - Não é umbanda! 
Assédio sexual e comportamento promíscuo - Não é umbanda! 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Linha de Xangô

Sobre o Orixá Xangô, hoje falaremos de sua falange, os Caboclos de Xangô, essas entidades são caboclos que vibram com a energia do fogo, além de vermos esta linha detalhada falaremos também dos pretos-velhos que vibram com Xangô e os Exus do Fogo, ou seja os Exus comandadados de Xangô.

Caboclo Ventania

Homenagem a mais um caboclo o Seu Ventania, bem esta caboclo é o protetor do meu pai carnal, então nada melhor que homenagear os dois. Bem o mês de fevereiro não há nenhum Orixá a ser homenageado, no dia 2 de fevereiro alguns terreiros que seguem o sincretismo com Nossa Senhora dos Navegantes saúdam Iemanjá, mas este preceito é mais valorizado na Bahia e no Candomblé, pois na Umbanda, principalmente aqui em São Paulo saudamos Iemanjá no dia 8 de Dezembro bem explicarei melhor no decorrer do mês.

O Tridente de Exú

Quando falamos no tridente alguns pensam ser uma forma do mal, mas isso não é verdade desde o primórdio da natureza Deuses e Tridentes já se misturavam, videm Poseidon o Deus dos Mares. O Tridente é o Simbolo do Poder e assim é com Exu. O Significado do Tridente de Exu na Umbanda é explicado no seguinte texto.:

"O tridente é uma simbologia magística do ternário em conjunção com a mãe terra, ou seja representa as três pontas voltadas para cima, buscando alcançar o limiar das

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Nova página no Blog


CONFIRA NOSSA NOVA PÁGINA DE MP3 ONLINE PARA ESCUTAR DIVERSOS PONTOS

A Falta de Reconhecimento e de Agradecimento


Quem já não ouviu falar sobre o perigo que é a Vaidade? Quem já não ouviu tristes histórias de médiuns quando tiveram a Vaidade alimentando seus íntimos? Quem já não percebeu como é difícil lidar com a Vaidade e o quanto Ela é sutil e arrasadora?

Sei que muitos fogem e negam esse sentimento, mas Ela não foge e não nega ninguém. Ela, A Vaidade, não titubeia em se fazer viva a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer pessoa, aliás, existem vários momentos em que a vaidade é absurdamente incentivada e vivenciada, existem diversas pessoas manipulando outras pessoas sob o prisma da vaidade.

Luxo na Umbanda? Necessidade espiritual ou vaidade do(s) médium(ns)?

Texto de Sandro C. Mattos - SP. 
Escrito em 19/01/2007
Vamos refletir sobre: "necessidade x vaidade x humildade". 

Não está acontecendo um exagero de vaidade na Umbanda (não da religião, mas dos adeptos)? 

Entre muitos aspectos, podemos citar como exemplo a vestimenta e os paramentos: quando o médium tem uma entidade ou outra que usa um apetrecho de trabalho (um chapéu, um lenço, uma bengala ou mesmo outro elemento), nota-se que a necessidade desse material é do guia, ou seja, aquele espírito usa o chapéu, o lenço etc. para realizar seu trabalho, dentro do seu fundamento.