quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Roupa Branca na Umbanda


A cor branca na vestimenta dos médiuns.

Dentre os princípios da Umbanda, um dos elementos de grande significância e fundamento, é o uso da roupa branca. A cor branca é um dos maiores símbolos de unidade e fraternidade já utilizados.

A roupa branca transmite a sensação de assepsia, calma, paz espiritual, serenidade e outros valores de elevada estirpe. A cor branca contem dentro de si todas as demais cores existentes. Portanto, a cor branca tem sua razão de ser na Umbanda, pois temos que lembrar que a religião que abraçamos é capitaneada por Orixás, sendo que Oxalá, que tem a cor branca como representação,

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pensemos na Umbanda...


Diversidade da Umbanda é obra do Astral superior para que mais corações fossem tocados pela Sua essência, portanto, não cabe a ninguém fazer julgamentos.
Considero que o mais importante é buscarmos fazermos a caridade, mais do que ficarmos presos a idéias pré-concebidas de escolas ditas iniciáticas de Umbanda ou permanecermos presos a conceitos ultrapassados.

domingo, 23 de outubro de 2011

Desenvolvendo A Clarividência


Possuir a faculdade da visão espiritual é desejo de muitos e, sob certas condições, ela pode ser desenvolvida. Nessa matéria, que termina com instruções de Anfaten, de Andrômeda, você conhecerá todas as implicações do assunto.

A clarividência é a capacidade de ver com clareza. É a visão da própria alma, que percebe a realidade num nível mais amplo e elevado. Seu surgimento é consequência natural do desenvolvimento espiritual humano na medida em que a pessoa devota-se ao crescimento interior e aproxima-se de estados de consciência sutis.

O que é o Passe?


É uma forma de transmitir energias de uma pessoa para outra, geralmente por imposição das mãos.
A imposição de mãos é uma técnica para o benzimento, o magnetismo e o passe.
Entende-se passe como o influxo de energias de uma pessoa para outra encarnada ou desencarnada.
O passe pode ser magnético no que tange a sua qualidade e maneira de ser transmitida, mas, de maneira geral, entende-se que quando usa-se o termo magnético é a energia animal, ou apenas do ser humano que está sendo dispensada.

A Umbanda – Por Fátima Damas


Umbanda é um movimento religiosos que veio revigorar a mensagem de Cristo falando de perto ao coração dos mais necessitados material e espiritualmente, induzindo-os mediante a palavra amiga dos Caboclos e dos Pretos Velhos à prática das normas evangélicas e, através da solução dos problemas de ordem material mais aflitivos, reconduzí-los aos caminhos da fé.

sábado, 22 de outubro de 2011

Caboclos de Xangô


São Jerônimo - Patrono Espiritual da Legião que tem o seu nome oculto - Xangô! A mesma simbologia.
Como Orixalá, comanda espiritualmente os Orixás Chefes de Falanges que amparam, protegem e defendem os sofredores, os oprimidos, os tiranizados, os pretos e os escravos.
Xangô como Orixalá (Patrono) que é desta Legião admirável dos operários e trabalhadores humildes das diversas profissões da Terra, também é príncipe de todos os Obreiros da Caridade, dá-lhes a noção de responsabilidade, faz "balançar a roseira" da vaidade e do orgulho dos homens; fiscaliza a realização do caldeamento dos povos na senda do progresso social, das provações individuais e coletivas. Sua Escola de maior expressão é a da HUMILDADE!

Homenagem ao Preto Velho Pai João

Preto Velho na Umbanda é anjo na terra


Que calor cobria suas vestes, mas forte era sua reza

Com um terço na mão debruçava na cocheira
Joelhos no chão saúdam Oxum na cachoeira

Ponto Riscado

O ponto riscado é uma “ordem” escrita a uma série de entidades. Quando um médium risca um ponto irradiado por uma entidade, está mobilizando a falange que com ela trabalha, ou outra, direcionando a energia mobilizada para o objetivo desejado, dependendo do merecimento do consulente e da ética do médium.

Velas pra que vou acender uma vela?



A vela é só um pavio com cera em volta, mas será que é somente isto?

A vela do barco é aquela que abana o vento, dirige os seres quando e como quiser.
A vela de cera guia os pedidos do bem, imantados pela coração, mas também podem
imantar a raiva.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A magia da Pemba

Pode-se afirmar que a Pemba é um instrumento Sagrado da Umbanda, 


Pois nada se pode fazer com segurança sem os Pontos Riscados por ela. 
A Pemba é confeccionada em Calcário e modelada em formato ovóide 
alongado e serve para ao riscar um ponto, estabelecer 
Ritualisticamente o Contato Vibratório com as Energias Astrais. 
A Pemba serve também a outras determinações ordenadas pelos Guias, 
muito utilizada na mistura com outros elementos a fim de promover 
limpeza áurica no ambiente e nos médiuns durante a abertura dos 
trabalhos mediúnicos. 

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ramificações da Umbanda - Umbanda Cristã


Trecho extraído do livro: "O Culto do Rosário das Santas Almas" - autoria: Pai Juruá
Vamos agora elucidar sobre essa questão delicada e necessária, pois o leigo fica confuso com tantos tipos de rituais, liturgias e doutrinas, todas usando a denominação “Umbanda”.

Isso é Umbanda



Imagine um abraço fraterno em 360 graus:
isso é Umbanda.

Imagine uma vela acesa com Fé gerando mais energia que uma usina nuclear:
isso é Umbanda.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Doum


Simboliza o ESPÍRITO em sua PRIMEIRA FASE de ENCARNAÇÃO.
Respresenta a criança recém-nascida e por extensão, a primeira infância. A energia pura, o espírito imaculado.
No cristianismo é sempre representada pela imagem dos gêmeos SÃO COSME e SÃO DAMIÃO.
Na Umbanda há uma terceira imagem menor entre os dois santos e representa "DOU" ( ou mais popularmente "DOUM"), o primeiro filho nascido após o parto gêmeo.
No Candomblé são também chamados de IBEIJIS.
Suas ferramentas são brinquedos e guloseimas.
Sua cor é ROSA, a cor rosa da face das crianças.
Tem sua festa em 27 de setembro.

Caçadores de Axé



Uma vez estava conversando sobre Umbanda com uma conhecida, estávamos no msn numa conversa agradável e despretenciosa enquanto ela falava de suas religiões: Umbanda, Quimbanda e Candomblé. Até aí tudo bem, eu estava aprendendo um pouco mais sobre as diferentes liturgias e culto aos Orixás quando fiz questão de falar que eu nunca havia passado por nenhum tipo de ritual de iniciação na Umbanda como batismo, feitura de cabeça, Borí ou coisas afins e mesmo assim conquistei o respeito das entidades de luz e os Orixás nunca haviam me cobrado.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ogum Beira-Mar


Falaremos da alguns falangeiros deste Orixá, como já disse falangeiro é aquele espirito que está somente abaixo do Orixá, ele comanda as legiões de espíritos que se afinizam na vibração do Orixá que os governa.
Ogum tam alguns falangeiros be conhecidos, mas ouso falar que o mais conhecido é aquele que dá nome a postagem de hoje.

Ogum Beira-Mar, talvez seja o mais conhecido, pois muitos trabalham com as entidades desta falange, um motivo é que todos filhos de Ogum tem uma ligação direta com Iemanjá e a entidade que faz a ligação entre Ogum e Iemanjá, é Seu Beira-Mar.

Oxum, orixá da fertilidade

Hoje falamos um pouco de nossa Mãe Oxum. Sincretizada a Nossa Senhora Aparecida (para uns e Nossa Senhora da Glória para outros). A pequena imagem da santa foi retirada do rio Paraíba por pescadores da região em 1717. No início, a imagem de Nossa Senhora foi levada para casa de um dos pescadores conhecido por Filipe Cardoso. Em 1737 foi construída uma pequena capela nas margens do rio e cultuada por moradores da região. Em 1745 foi construída uma pequena igreja e em 1888, construíram uma nova igreja, que ficou conhecida como basílica velha e em 1980, foi inaugurada a atual basílica.

Hoje é Dia de São Francisco de Assis - Dia 4 de Outubro



No dia 4 de outubro celebramos São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182). Filho de um rico comerciante de tecidos, Francisco tirou todos os proveitos de sua condição social vivendo entre os amigos boêmios.

Tentou, como o pai, seguir a carreira de comerciante, mas a tentativa foi em vão.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Umbanda dentro do Cotidiano do Umbandista




Como sempre dizemos:

“Ser umbandista dentro do terreiro é fácil, mas e fora dele?!”. Seguramente isso não é nada fácil.

Como toda religião a Umbanda tem como objetivo aperfeiçoar o espírito, que está em constante evolução. A doutrina Umbandista vem preparando todos nós para que cada vez mais possamos melhorar conosco e com o próximo. Então não basta ser uma pessoa caridosa, bondosa, correta só no terreiro. Devemos dar o nosso maior exemplo fora dele.

Umbanda X Reforma íntima


por Barbara Boesel

A Umbanda é uma religião nova, com diretrizes que incluem conceitos de outras religiões, mas que tem o poder de transmutar realidades negativas em positivas através de trabalhosespirituais de guias e Orixás.
Então basta que uma pessoa passe a seguir a religião para conseguir tudo o que deseja,fazendo que os guias trabalhem a seu favor, não interessando a finalidade de seus pedidos, certo?
Errado!

Além de Pronto Socorro Espiritual, a Umbanda nasceu com o intuito de trazer luz aosensinamentos de guias espirituais que desejam que seus protegidos alcancem a melhora espiritual, que cumpram com sua missão da melhor maneira possível e que passem pelas provas da vida
sempre aprendendo uma lição – a da sabedoria.

Ela faz o que ninguém consegue fazer



Arreda homem que aí vem Mulher…
Arreda homem que aí vem Mulher…

Esse pequeno trecho do ponto que tão comumente cantamos em nossos terreiros é um dos mais significativos e expressivos quando penso em Pombagira.

Todos nós já ouvimos e lemos muitos textos sobre Exu e suas qualidades tão ativas e duais, no entanto, pouco falamos de Pombagira e pior, quase sempre quandoouvimos falar dessas Entidades de Luz a referência é com a prostituição, desejo, sexo, amarração, separação ou ainda, com a desgraça emocional e familiar.

Penso que seria muito interessante e importante para todos nós se, quando pensássemos em Pombagira, pensássemos no arquétipo Mulher, afinal, além dela ser pura expressão do feminino ela também atua e ativa a pura essência do feminino, seja nos homens ou nas mulheres.