segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Linha de Xangô

Sobre o Orixá Xangô, hoje falaremos de sua falange, os Caboclos de Xangô, essas entidades são caboclos que vibram com a energia do fogo, além de vermos esta linha detalhada falaremos também dos pretos-velhos que vibram com Xangô e os Exus do Fogo, ou seja os Exus comandadados de Xangô.


Caboclos de Xangô: São guias de incorporações rápidas e contidas, geralmente arriando o médium no chão. Trabalham para: emprego; causas na justiça; imóvel e realização profissional. Dão também muito passe de dispersão. São diretos para falar. Os Sete comandantes desta linha:

Comandante: Caboclo de Xangô "Caô"- Cruzamento com Oxalá.
Entidades: Caboclo Aymoré, Caboclo Peri, Caboclo do Sol, Caboclo Urubatão, Caboclo Girassol e Caboclo Sete Estrelas.

Comandante: Caboclo de Xangô "Pedra Preta"- Cruzamento com Iemanjá e Oxum.
Entidades: Cabocla Indaiá, Caboclo da Lua, Cabocla Lua Nova, Caboclo Sete Luas, Caboclo Pedra Grande, Caboclo Três Luas.

Comandante: Caboclo de Xangô "Sete Cachoeiras"- Cruzamento com Cosme e Damião.
Entidades: Caboclo Cachoeirinha, Caboclo Cachoeira, Caboclo Cascata, Caboclo Apapori, Caboclinho da Montanha, Caboclo Estrela da Manhã.

Comandante: Caboclo de Xangô "Sete Pedreiras"- Linha direta de Xangô.
Entidades: Caboclo do Fogo, Caboclo Itagurussú, Caboclo Quebra Pedra, Caboclo Goitacaz, Caboclo Pedra de Fogo, Caboclo Pele Vermelha.

Comandante: Caboclo de Xangô "Pedra Branca"- Cruzamento com Oxossí.
Entidades: Caboclo Cobra Coral, Caboclo Pena Branca, Caboclo Ventania, Caboclo do Vento, Caboclo Saracutinga, Caboclo Junco Verde.

Comandante: Caboclo de Xangô "Sete Montanhas"- Cruzamento com Ogum.
Entidades: Caboclo Rompe Fogo, Caboclo Rompe Serra, Caboclo Rompe Serra, Caboclo da Montanha, Caboclo Sete Montes, Caboclo Três Serras.

Comandante: Caboclo de Xangô "Agodô"- Cruzamento com Obaluaye.
Entidades: Caboclo Caramuru, Caboclo Serra Negra, Caboclo Vira Mundo, Caboclo Treme-Terra, Caboclo Urucutango, Caboclo Araúna

Pretos Velhos de Xangô: Assim como os caboclos de Xangô, arreiam o médium no chão, são pesados e rápidos na incorporação, trabalham para causas de prosperidade sólida, bens como casa própria, processo na justiça e realizações profissionais.Passam seriedade em cada palavra dita. Cobram bastante de seus médiuns e consulentes. Alguns pretos-velhos conhecido: Pai João, Pai Jeremias, Pai Francisco, Pai Mané, Pai Tadeu, Pai Benguela, Pai José entre outros.


Crianças de Xangô: Comandados pelo Cosminho Damião, normalmente são bem alegras, saltitantes, e gostam de aprontar, trabalham normalmente para a levação do estado da pessoa, trazendo alegria para o ambiente. Alguns nomes conhecidos; Luizinho, Zezinho, Pedrinho, chiquinho,entre outros.



Exus de Xangô: Comandados pelo Exu Gira-Mundo, são os exus que na sua incorporação elevam a temperatura do corpo do médium, dão gargalhadas e são muito alegres, trabalham com o fogo e principalmente a justiça deste o orixá, são os grandes executores Os Comandados direto do Exu Gira-Mundo são: Exu das Pedreiras, Exu Corcunda, Exu Ventania, Exu Meia-Noite, Exu Mangueira e Exu Quebra-Pedra, Outros Exus que entrecruzam com Xangô: Exu Ganga, Exu Come Fogo, Exu Sete-Chaves, Exu Tira Teima, Exu Má-Cangira.

É lógico que existem outras entidades das que estão descritas no blog, estes são os nomes conheço. Mas existem outros.

Que Oxalá nos abençoe sempre

Saravá .'.

4 comentários:

  1. Gostaria de saber se existe exu paredão e caso exista saber sua história e para quais trabalhos ele e solicitado obrigado

    ResponderExcluir
  2. A não ser que o médium é mistificador, o nome que a entidade passar existe. Pois ela está ali, então é real. Não acredite em tudo que lê, porque a melhor forma de aprender é sempre com as entidades... Pergunte a ele sua histótia, como ele quer oferendas e o trabalho... espero ter ajudado ^^

    ResponderExcluir
  3. A não ser que o médium é mistificador, o nome que a entidade passar existe. Pois ela está ali, então é real. Não acredite em tudo que lê, porque a melhor forma de aprender é sempre com as entidades... Pergunte a ele sua histótia, como ele quer oferendas e o trabalho... espero ter ajudado ^^

    ResponderExcluir
  4. Como faço pra ter certeza que realmente a entidade está ali e é ela que está falando e não é coisa da minha cabeça?

    ResponderExcluir