Ervas




ABACATEIRO


UTILIDADES MEDICINAIS
"Persea Gratíssima": Rico em vitaminas e proteínas, é diurético, combate a gota, o ácido úrico e elimina cálculos renais e biliares. É preferível usar as folhas secas, pois as verdes são estimulantes e aumentam as palpitações cardíacas. A massa do abacate é fortificante dos cabelos e tem alto poder cicatrizante. 
ABUTUA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Chododendron Platyphyllum": A raiz e o tronco são as partes usadas. Muito útil nas dificuldades da menstruação atrasada, cólicas e nas febres intermitentes. 
ABRE-CAMINHO


NA UMBANDA
ou PERIQUITINHO DE OGUM:
Sua aplicação é também de cunho litúrgico. Nas formas de banho de defesa, sacudimento e defumação, com o principal objetivo de abrir os caminhos seja no trabalho ou na vida pessoal.
Os pós feitos de suas folhas secas e triturados servem para misturar no pó de pemba ou pó de abre caminho.
Também se usa a folha seca no meio da carteira profissional ou da carteira (a exemplo do acocô) e o correto é devolver a folha de onde foi retirada.
Orixás: Ogum
Características: Folhas bem finas e de coloração roxa de um lado e verde do outro.

ABSINTO
UTILIDADES MEDICINAIS
 "Artemisia absinthum":  Um ótimo estimulande, em pequenas doses. Ameniza a anemia e descarrega a bílis. Uma boa receita é fazer um chá com hortelã e canela.  Evitar na gravidez e na lactação, é emenagogo. 
AGONIADA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Plumeria lancifoliata": Calmante das histerias, ameniza cólicas, menstruações dificeis e dolorosas e febres intermitentes. Substitui o quinino. 
AGRIÃO
UTILIDADES MEDICINAIS
"Sisymbrium nasturtium":  Com enxofre em grande quantidade é um ótimo anti-caspa, diminui e queda de cabelos, é também um tônico estimulante, cicatrizante, depurativo, anti-inflamatório, descongestionante, digestivo, diurético e antiescurbútico. 
ALCACHOFRA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Cynara sculymus" Ótimo diurético e eliminador do ácido úrico, reumatismo, atua nos distúrbios hepáticos e digestivos, aumenta a secreção biliar e faz baixar a pressão arterial. Evitar na lactação. 
ALCAÇUZ
UTILIDADES MEDICINAIS
"Glycyrhiza glabra"  De sabor adoçicado, é emoliente empregado na bronquite e tosses crônicas. 
ALECRIM
UTILIDADES MEDICINAIS
"Rosmarinus officinalis" Muito útil da debilidade cardíaca, é excitante do coração e do estômago. Combate a flatulência, males do fígado, rins e intestinos. O chá é bom para combater a tosse, asma, gripe. Em banhos alivia o reumatismo e cura feridas. Dose normal: De 5 a 10 gr. por litro. 


NA UMBANDA
Esta também é uma erva utilizada para quase tudo nos rituais, mau olhado, quebrante, etc. Seu uso medicinal está voltado para o coração, como um tônico, mas Poe ser dilatador seu efeito, deve-se tomar cuidado com a quantidade do uso.
Não confundir com alecrim do cruzamento, também conhecido por alfazema do Brasil, ou alecrim do norte, como é conhecido na Bahia, este já tem maior aplicação litúrgica no seu poder de afastar Egum.
Formas de uso: Alecrim – Chá
Alecrim do Cruzamento – Banho, defumação, pó e sacudimento
Orixás: Oxalá, Oxossi.
Características: Alecrim – Folhas opostas cruzadas, e estreitas, de bordas voltadas para baixo de coloração verde escuras, exala cheiro aromático, forte e agradável.
Alecrim de Cruzamento – Caule estirado esgalhado, com folhas bem pequenas e verdes.
ALFAFA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Medicago sativa" Suplemento alimentar, rica em vitamínas (K), minerais, contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Age nas anemias e hemorragias. Revigorante nos casos de fadiga e alimentação insuficiente. 



ALFAVACA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Occimum basilicum" Tem poder antisséptico, cura feridas e hematomas. A INFUSÃO forte pode ser usada em gargarejos e bochechos contra dor de garganta, mau hálito e aftas. Serve ainda contra queda de cabelos (deixe agir por cinco minutos e enxágue). 


NA UMBANDA
ERVA DE BOIADEIRO ou MANJERICÃO DE FOLHA LARGA. Esta erva é muito utilizada pelos caboclos em rituais de sacudimento (geralmente junto com peregum) tem suas folhas aromáticas, estimulantes e diuréticas. Aplica-se nos casos de ardor ao urinar, enfermidades dos intestinos, estômago, rins e bexiga.
Externamente usa-se para gargarejo em casos de dor de garganta, aftas, etc.
Com o chá das folhas, ou com o chá das sementes em maceração, preparam-se compressas que as mães lactantes aplicam sobre os bicos dos seios afetados.
Forma de uso: chá, sacudimento, gargarejo.
Orixás: Oxalá, Oxossi, Oxum.
Características: Planta muito cheirosa de folhas ovais ou oval – elípticas, compridas. Inflorência em espigas.
ALFAZEMA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Lavandula officinalis" Poderoso antisséptico, cicatrizante, estimula a circulação periférica, anti-depressiva, sedativa e analgésica. É ainda desodorante, purificante e ótimo repelente de insetos. 
ALGODOEIRO
UTILIDADES MEDICINAIS
"Gossypium herbaceum" A parte usada é a casca da raiz recente e tem propriedade diurética e emenagoga. Ameniza cólicas e dores do parto. Deve ser evitada na gravidez. 
ALHO
UTILIDADES MEDICINAIS
"Alium sativum"  Poderoso depurativo do sangue, é expectorante, antiséptico pulmonar, antinflamatório, antibacteriano, tônico, vermífugo, hipoglicemiante, antiplaquetártio, antioxidante, diminui o colesterol e a viscosi-dade sanguínea. É altamente indicado em diabetes, hipertensão, bronquites, asma e gripes. 
AMEIXEIRA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Prunus Doméstica"  Tanto as folhas como o fruto, servem para soltar o intestino e regularizar as funções digestivas. Como consequência melhoram a pele. 
AMOREIRA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Morus Nigra"  As folhas são empregadas no combate ao diabetes, pedras nos rins e limpar a bexiga. Recentemente descobriu-se ser util na reposição hormonal.
AMOR-PERFEITO
UTILIDADES MEDICINAIS
Conhecida também com o nome:  flor-da-trindade, violeta de três cores.  Os seus valores terapêuticos são:  purificador do sangue, algo laxante, atua sobre as glândulas linfáticas, mau funcionamento dos rins com retenção de líquidos (edema).  O povo faz uso deste medicamento na crosta láctea das crianças, eczema que dá no rosto e na cabeça com coceira.  Usado contra a vontade contínua de urinar, emissão abundante de urina fétida, palpitações do coração, poluições noturnas com sonhos que causam inquietação.  Para as indicações acima usa-se o chá com 10 g de flores ou 20 g de folhas para um litro de água a ferver, 3 a 4 xícaras por dia.  
AMOR DO CAMPO
UTILIDADES MEDICINAIS
Ainda com o nome de amor-agarrado, é usado na medicina como depurativo do sangue, diurético, elimina corrimento da uretra e da bexiga, rins e doenças do fígado.  É benéfica em aplicações em moléstias de pele como herpes e impigens. 
ANDIROBA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Carápa guaiananensis"  Semente amazônica que serve como repelente e como reconstituite celular da derme, eliminando inflamações e dores superficiais. Tem ação purgativa na eliminação de vermes. 
ANGÉLICA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Angelica Officinalis" Planta aromática procedente do Hemisfério Norte. Muito indicada no trato digestivo e na insuficiência de suco gástrico e problemas estomocais. Não é recomendado a diabéticos 
ANIZ
UTILIDADES MEDICINAIS
"Pimpinella anisum" A semente de aniz favorece as secreções salivares, gástricas e a lactação. É  indicado em dispepsias nervosas, enxaquecas de origem digestiva, cólicas infantis, deficiências cardiovasculares (palpitações e angina), asma, espasmos brônquicos e aumenta o leite materno. EVITE USO PROLONGADO,  pode causar intoxicação e confusão mental. 
APERTA RUÃO
UTILIDADES MEDICINAIS
PIMENTA DE FRUTO GANCHOSO" Piper aduncum"  Diurético, adstringente e tônico digestivo. A raiz em uso externo combate a Erisipela.
ARARUTA
UTILIDADES MEDICINAIS
É do rizoma que se extrai uma fécula branca, a tapioca comercial, empregada nas confeitarias, na confecção de biscoitos, bolos e doces.  Seu mingau fortalece os fracos, crianças e idosos.  É muito recomendado para as crianças com problemas intestinais, dispepsias.  Aplica-se também em feridas purulentas; é contraveneno de cobra.  
ARNICA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Arnica do Campo" Poderoso antinflamatório, tônico estimulante, antisséptica e analgésica. Um fitocom-plexo que bloqueia a inflamação causada por traumatismos e reabsorve as células necróticas. Indicado em contusões, entorses, hematomas e traumatismos, flebites, furúnculos e até mesmo afecções bucais. 
AROEIRA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Schinus Terebinthifolius"  Balsâmico e adstringente empregada nas doenças de vias urinárias, como cistite. Nas bronquites, gripes e resfriados, combate a febre e secreções. 
ARRUDA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Ruta Graveoleons" A RUTINA (principio ativo) aumenta a resistência de vasos capilares sanguíneos, evita a ruptura, provoca uma leve contração do útero, estimula as fibras musculares. Indicado especialmente nos reumatismos, nevralgias, verminoses e problemas respiratórios, sua inalação abre os brônquios. É emenagoga, antiespasmódica e estimulante.


NA UMBANDA
Mais uma erva bastante usada ritualisticamente, conhecida por todos e ao mesmo tempo requer muitos cuidados, tanto no sentido litúrgico como medicinal. Seu uso litúrgico é bastante vasto, principalmente como amuleto e banhos, porém este último não pode ser aplicado na cabeça, salvo filhos de Ogum e Exu, os Orixás desta erva.
Pó da folha seca: Seu uso medicinal é bastante moderado, pois tem ação vermicida (ótimo contra pulgas e piolhos).
Durante a gravidez a arruda tem um efeito especial sobre o útero, ocasionando hemorragia grave, levando ao aborto e a morte. “Acrescentamos que o aborto é raro e que a administração desta substancia com um fim criminoso (aborto)”. Pode acarretar a morte da mãe sem que haja parto”. (Dictionnaire des Plantes Medicinales, Pg. 541, Pelo Dr. A. Héraud).
Repetimos a advertência que, tratando-se de uma planta muito ativa, só deve ser administrada com muita prudência, quando usada internamente.
O chá de arruda é bom calmante dos nervos e trata urina presa.
Formas de uso: Amuleto, pó externamente e chá.
Orixás: Ogum e Exu.
Características: É um sub-arbusto com folhas pequenas verdes claras fortemente aromáticas.
ARTEMISIA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Artemísia vulgaris"  Planta feminina que tem ação estimulante sobre o útero e deve ser evitada por mulheres grávidas, por ser emenagoga. O CHÁ combate problemas de ovários, ciclo menstrual irregular, lombrigas e anemia (2 xícaras/dia no máximo). 
ASSA PEIXE
UTILIDADES MEDICINAIS
"Bohemeria caudata" Muito eficaz contra a gripe, tosse forte e bronquite, aliviando dores no peito e nas costas. Estanca o sangramento. 
AVENCA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Adiantum capillus-veneris" Tem ação protetora sobre peles sensíveis e age contra queda de cabelos. Combate males respiratórios como bronquite e tosse com catarro. 
BANCHÁ
UTILIDADES MEDICINAIS
"Thea sinensis" Originária da China, acompanha a cultura a milênios como digestiva de fino paladar, diurética e levemente tônica. 
BARBATIMÃO

UTILIDADES MEDICINAIS
"Stryphnodendron barbatiman" Rica em tanino. Usa-se externamente reduzindo a pó e aplicado sobre úlceras, impingens e hérnias (20 gramas cozidas em meio litro da água, em banhos e lavagens). Internamente como tônico, cozinhando a casca para combater  hemorragias uterinas, catarro vaginal e diarreias. 
BARDANA
UTILIDADES MEDICINAIS
FOLHA - "Arctium lappa" Indicada principalmente para a pele e como antibiótico, é ainda diurética, hipoglicemiante, anti-inflamatória, bactericida, depurativa e cicatrizante, além de agir no couro cabeludo nas dermatites descamantes.
BATATA DE PURGA
UTILIDADES MEDICINAIS
Prisão de ventre, constipação crônica
BÉTULA
UTILIDADES MEDICINAIS
( Chá ): Articulação, celulite, gota, infecções urinárias, reumatismo e diurética. 
BOLDO CHILENO
UTILIDADES MEDICINAIS
"Peomus boldus"  Poderoso digestivo e hepático, com propriedades tônicas e estimulantes, ativa a secreção salivar, biliar e gástrica em casos de hipoacidez e dispepsias. Muito utilizado em hepatite crônica e aguda. 
BORRAGEM
UTILIDADES MEDICINAIS
" Borago officinalis"  Planta medicinal e alimentícia que lembra o cheiro do pepino, por isso se torna uma salada muito nutritiva. Possui vitamina C, alcaloides. É antinflamatória, expectorante, adstringente e altamente diurética. Muito indicada em casos de inflamações de bexiga e pedras nos rins ou bexiga. Auxilia na eliminação de toxinas e melhoria da pele.
BUCHINHA DO NORTE
UTILIDADES MEDICINAIS
( CHÁ ):  Purgativa, expectorante, hidropisia, prisão de ventre, sinusite, melancolia,dor de cabeça e resfriados,sinusites, rinites, bronquites e problemas respiratórios. A buchinha do norte é altamente tóxica. 
CABELO DE MILHO
UTILIDADES MEDICINAIS
"Zea Mays" Poderoso diurético, regula as funções dos rins e da bexiga removendo areias e pedras. Chá dos cabelos de milho baixa a pressão e desintoxica o sangue. Não se recomenda o uso em casos adiantados de inflamação nos rins ou bexiga.
CACTO MANDACARU
UTILIDADES MEDICINAIS
"Cactus grandiflorus" Estimulante do coração, similar a "Digitális", utilizado nas perturbações cardíacas, circulatórias, reumatismo e angina peitoral. Não se acumula no organismo. 
CAJUEIRO
UTILIDADES MEDICINAIS
"Anacardium occidentale" É estimulante do organismo, combate o Diabetes e é anti-hemorrágico. Em gargarejos cura inflamações da garganta, aftas. Ameniza irritações vaginais. 
CALÊNDULA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Calendula officinalis" Famoso por ser antialérgica e cicatrizante, ainda cura e diminui a gastrite e a úlcera duodenal, pois tem ação antitumoral. O ácido oleanóico suaviza e refesca peles sensíveis e queimadas pelo sol. Favorece a regeneração de tecidos danificados e é antisséptico. 
CAMOMILA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Matricaria chamomilla" De origem egipcia, tem propriedades calmantes, digestivas em casos de inflamações agudas e crônicas da mucosa gastrointestinal, colites, cólicas, é também antialérgico e anti inflamatório, podendo reconstiuir a flora intestinal. 
CANA DO BREJO
UTILIDADES MEDICINAIS
"Costus spicatus"  Excelente diurético, ajuda a eliminar pedras na bexiga, sífilis e inflamações nos rins. Ainda combate a arteriosclerose. A raiz em pó serve de cataplasma para hérnias, inchaços e contusões. 
CANELA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Cinnamomum zeylanicum" Originária do Sri Lanka, sudeste da Índia, é aromático, estimulante da circulação, do coração e aumenta a pressão. Provoca a contração de músculos e do útero, por isso é hemenagoga. 

CARAMBOLEIRA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Averhoa carambola" Ótimo diurético, elimina pedras nos rins e da bexiga, combate febres e ameniza o diabetes. 

CARAPIÁ
UTILIDADES MEDICINAIS
"Dorstênnia arifolia" Depurativo, estimulante digestivo e age contra anemia. A raiz é empregada como cataplasma para apressar a cicatrização de ossos fraturados. 
CARVÃO VEGETAL

UTILIDADES MEDICINAIS
O carvão vegetal de madeira mole e não resinosa, é utilizadas desde o antigo Egito com fins medicinais. Por ser altamente absorvente, é empregada na eliminação de toxinas, em casos de envenenamento ou intoxicação. Por sua rapidez na ação era utilizado pelos índios em picadas de cobras e aranhas. Uso interno e externo. 
CAPIM CIDRÃO
UTILIDADES MEDICINAIS
"Cymbopogon citratus" Originária da Índia, é sedativa, analgésica e anti-térmica, promove uma diminuição da atividade motora e aumenta o tempo de sono. Combate o histerismo e outras doenças nervosa. 
CARDO SANTO
UTILIDADES MEDICINAIS
"Cirsium vulgare" Tônico amargo, adstringente, diurético, expectorante e antisséptico. Indicado em problemas gástricos, indigestão, asma e catarro nos brônquios.
CARDOMOMO

UTILIDADES MEDICINAIS
É uma espécie de cana, como o gengibre.  O povo comumente chama esta planta de noz-moscada, mas não é.  A semente, que raramente dá, tem o gosto fraco de noz-moscada.  Os egípcios a mascavam para conservar os dentes brancos e a boca aromática.  Os romanos a usavam como condimento digestivo e para aromatizar e para aromatizar licores.  O chá das folhas estimula o apetite, alivia gases intestinais, normaliza distúrbios gástricos.  É um auxiliar de tempero para dar melhor gosto aos alimentos.  
CAROBINHA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Jacarandá copaia" Um dos melhores depurativos do sangue, contra sífilis, doenças de pele, doenças reumáticas e amebas intestinais. 
CARQUEJA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Baccharis triptera" Exerce ação benéfica sobre o fígado e intestinos, limpa as toxinas do sangue, além de ser um ótimo hipoglicemiante. Indicado em casos de gastrite, má digestão, azia, cálculos biliares e prisão de ventre. 

CASCARA SAGRADA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Rhamnus purshiana" Forte laxante, que reestabelece o tônus natural do cólon do intestino e normaliza as funções do intestino. 


CASTANHA DA ÍNDIA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Aesculus hippocastanum" Excelente tônico circulatório, isso é percebido 15 a 30 minutos após sua ingestão, amenizante a dor nas pernas e costas. Ativa a circulação, prevenindo acidentes vasculares. 

CATUABA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Erytroxylon catuaba"  Afrodisíaco e tonificante, contém um alcalóide semelhante a atropina, que opera lentamente dando energia ao organismo. Indicado em casos de fadiga ou impotência sexual. 
CAVALINHA
UTILIDADES MEDICINAIS
"Equisetum arvensis" Anti-inflamatório, adstringente, e revitalizante. Indicado no trato de problema genital e urinário, menstruação excessiva. Age nos brônquios, limpando secreções dos pulmões e do sangue. Repõe o silício perdido no emagrecimento. 
CENTELLA ASIÁTICA

UTILIDADES MEDICINAIS
"Hidrocotile asiática" O bioquímico francês Jules Lépine descobriu que esta planta tem um alcalóide que pode rejuvenecer o cérebro, os nervos e as glândulas endócrinas. Os chineses atribuem a ela um valor igual ao ginseng. Com propriedades tonificantes ela normaliza a produção de colágeno e liberando células adiposas. Por isso é tão indicada para terapias de EMAGRECIMENTO E DA PELE.
CHÁ DE BUGRE
UTILIDADES MEDICINAIS
( CHÁ )  Gastrite, úlcera, cicatrizante, mau hálito, diurético, estimulante, coadjuvante para esmagrecimento. 
CHÁ VERDE

UTILIDADES MEDICINAIS
( CHÁ )  Ele é considerado termogênico, ou seja, acelera o metabolismo ajudando a queimar a gordura corporal. Além de melhorar a qualidade de vida no processo de envelhecimento, o chá verde combate o estresse, auxilia no tratamento do colesterol e inibe os níveis de leptina no sangue - enzima que favorece a absorção de gordura – portanto age como um importante coadjuvante no emagrecimento. 
CHAPÉU DE COURO

UTILIDADES MEDICINAIS
"Equinodorus macrophyllus" Depurativo muito conhecido nas terapias de pele, tem efeito laxativo e estimulante da bílis. Pela ação nos rins e fígado reduz o ácido úrico e o reumatismo.
CIPÓ AZOUGUE

Nome científico: Apodanthera smilacifolia Cogniau
Alergiervas: Possui ação depurativa e antitóxica do fígado. Indicado nos casos de pruridos, urticárias, eczemas e erupção da pele

CIPÓ CABELUDO
"Mikania hirsutíssima" Indicado em cólicas menstruais, nefrites, reumatismo e inflamações da bexiga. 


CIPÓ MIL HOMENS
"Aristolochia brasiliensis" Estimulante dos rins, fígado e baço, ameniza cólicas intestinais e a febre. Tem ação emenagoga, por isso não é indicado na gravidez. Cura picadas de cobras, ingerindo e aplicando a planta moída sobre o ferimento.


COMINHO
Usado como condimento é praticamente como o anis.  É carminativo (combate os gases), diurético, estomocal, provoca o mênstruo.  Em cataplasma faz desinflamar os seios e os testículos.  Dose normal:  3 g por xícara.  Há povos que o usam para aromatizar queijos e pães.  

NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO


NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO


NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO
NOME E FOTO
DESCRIÇÃO