sexta-feira, 29 de julho de 2011

Os elos da corrente

Nem todos os médiuns são de incorporação e nem todos os filhos que estão de branco dentro do terreiro trabalham da mesma forma, mas nem por isso um trabalho é menos importante que outro. Gostaria de frisar hoje a importância do cambono no terreiro.

O cambono é o auxílio dos médiuns e das entidades. Quando estamos incorporados, algumas coisas ficam impossíveis de se fazer, como por exemplo, ir até o bebedouro buscar um copo com água para a pessoa que estamos atendendo (imagina um pretinho-velho se levantando para fazer isso, e a dificuldade!!!)

Essa semana tivemos gira de esquerda, e geralmente nessa gira há poucos cambonos, o que força o Exú e Pomba Gira fazer algumas coisas sozinhos. Mas independente disso, acho que o mais importante no trabalho de um cambono é conversar com as entidades, em especial com aquelas que estão chegando agora no terreiro. Conhecê-las, saber suas história, seu nome...

Quando Seu do Lodo começou a vir, sabia apenas coisas que ele havia me passado, mas até então nenhum cambono tinha realmente parado para conversar com ele. Um grande amigo meu essa semana o fez...Para nossa surpresa, Seu do Lodo agradeceu, e disse exatamente isso, que ninguém havia parado para saber dele, as poucas vezes que alguém havia conversado era para pedir algo, e ele ainda não estava lá para isso.

Outro trabalho importante do cambono, creio eu, é ajudar na sustenção da gira, visto que sua vibração também faz parte dela... Infelizmente muito ainda acham que pelo fato de não estar incorporados, podem ficar de bate papo enquanto os outros médiuns trabalham. Isso atrapalha não só nossa concentração, como também as entidades (como disse o Caboclo na gira passada).

Dentro do terreiro, cada um é um elo onde todos juntos formamos uma corrente, e essa corrente é de amor e fé, dedicação e entrega. 

Cada um fazendo a sua parte, faremos melhor nossa Umbanda.

Salve suas forças...


Nenhum comentário:

Postar um comentário